A iniciativa para a criação do CCAD começou no ano de 2010 por meio de uma parceria entre a então denominada, Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará – SEDECT, hoje, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica – SECTET e um grupo de pesquisadores da UFPA membros do ITEC, IG, ICEN e ICB. Na ocasião, foi proposto um projeto CT-INFRA para a FINEP de construir um prédio para abrigar a instalação de um supercomputador alemão que seria adquirido com recursos de um empréstimo feito pelo Governo do Estado do Pará à Alemanha. Apesar de a FINEP ter aprovado o projeto, o empréstimo junto ao Estado Alemão não foi concretizado devido a mudanças nas regras de empréstimos de entes federativos do do Brasil.

Em 2012 um segundo projeto CT-INFRA FINEP foi apresentado pelo mesmo grupo de pesquisadores ao então Pró-Reitor de pesquisa, Prof. Emanuel Tourinho. Neste projeto, um supercomputador seria adquirido para a realização de pesquisas pela comunidade científica da UFPA. O projeto foi aprovado, mas a aquisição do computador só foi concretizada em 2020.

O CCAD hoje conta com o supercomputador de modelo ‘APOLO 2000’ da empresa HPE (Hewlett Packard Enterprise) o qual é composto de 31 nós computacionais (cada nó com 2 processadores Intel Xeon 6132 14-cores), 868 cores, 3.392 GB de memória, 156 TB de armazenamento e 1 GPU NVIDIA (Tesla V100 com 512 GB de memória), tendo capacidade de aproximadamente 8,0 TFlops com 90% de sua eficiência.