
Por Carol Bremgartner | Foto: Rafael Arcanjo
Iniciou nesta segunda-feira (4), o curso gratuito de “Letramento Digital em Inteligência Artificial”, promovido pela Fundação Guamá, instituição de ciência e tecnologia gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Em uma aula de abertura, professores, organizadores e apoiadores do curso puderam conversar com os estudantes selecionados sobre o propósito da iniciativa e compartilhar expectativas.
A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento em IA. Para isso, foram ofertadas 20 vagas para jovens dos bairros Terra Firme, Guamá e do entorno do PCT/Guamá. O Prof. Dr. João Weyl, diretor presidente da Fundação Guamá e diretor do Centro de Computação de Alto Desempenho e Inteligência Artificial (CCAD-IA) da UFPA, conta que o curso é um passo importante para futuros projetos de inclusão digital. “Esse seria o primeiro experimento, digamos assim, mas vêm muitas outras coisas por aí, porque muitos outros conhecimentos são produzidos aqui no Parque de Ciência e Tecnologia e que a gente tem que levar para apropriação da comunidade”, aponta o diretor.
Para o Prof. Dr. Bruno Duarte, um dos professores do curso e pesquisador do CCAD-IA, o letramento digital é fundamental. Ele explica que passamos por um período, nos anos 90, de exclusão digital, que atingiu principalmente os jovens em situação de vulnerabilidade e de países em desenvolvimento, e sinaliza a evolução rápida da IA como uma nova ameaça de exclusão. “É preciso que você aprenda a usar as ferramentas de inteligência artificial para que você não faça parte dessa nova fase de exclusão. Não somente é importante estar dentro dessa revolução da IA para que você possa participar do mercado de trabalho de modo efetivo e adequado, mas também para que você possa evitar as armadilhas da inteligência artificial”, afirma o professor.
Durante o curso os estudantes vão ter aulas de temas como engenharia de prompt, programação em Python, fundamentos de machine learning e visão computacional. “É uma área promissora pro mercado de trabalho atualmente e não só isso, é um pré-requisito básico para muitas oportunidades no mercado. Então a oportunidade de um curso gratuito, que me oriente a utilizar essa ferramenta de forma adequada, pareceu muito bem vinda”, conta José Lourenço, estudante de Economia da UFPA e um dos selecionados para o curso.
As aulas do curso ocorrem no turno da manhã, segundas e quartas, no PCT Guamá e vão até o dia 19 de dezembro.
