
Por Rafael Arcanjo* | Fotos: Felipe Vilhena
O Centro de Computação de Alto Desempenho e Inteligência Artificial, da Universidade Federal do Pará, o CCAD-IA/UFPA, recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), o primeiro LEA Day, evento promovido pelo Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA), coordenado pelo Prof. Dr. João Weyl. A programação do evento incluiu apresentações sobre os projetos desenvolvidos pelo LEA, assim como uma palestra sobre LLMs (Large Language Models), um tipo de inteligência artificial.
Para o Prof. Dr. João Weyl, o evento significa uma oportunidade para os integrantes do projeto exporem, entre si e para a comunidade acadêmica da universidade, os trabalhos realizados no pela equipe que forma o LEA. “No nosso dia-a-dia do laboratório, a gente vive muito na nossa bolha, e logicamente que esses garotos [integrantes do projeto] têm a oportunidade de apresentar trabalhos em conferências externas, mas a gente acaba falando pouco para nós mesmos, e às vezes, nem dentro do laboratório, principalmente num laboratório que tem pesquisas tão diferentes, os alunos não conheçam o trabalho do outro”, aponta.
O prof. Weyl também destacou o evento como uma oportunidade para que os participantes possam treinar suas habilidades, seja de apresentação, difusão da sua produção etc. Um dos principais objetivos do LEA Day é abrir o laboratório para o público e mostrar as linhas de pesquisa operadas nele, como forma de difundir o conhecimento produzido pelo projeto e atrair mais participantes.
O coordenador conta que a intenção é realizar outras edições do evento futuramente e que a feita na manhã desta sexta-feira é um teste. “A nossa meta é fazer pelo menos uma vez por semestre. Também estamos fazendo isso como um ensaio, se ficar bem legal, podemos para um trabalho num auditório maior, talvez com workshops diários, talvez difundir em várias linhas. Enfim, é uma estratégia, uma função nossa de difusão.. os trabalhos apresentados não precisaram de submissão, não tem aquela coisa da conferência. É para que cada um fale e conheça a sua pesquisa”, revela.
Segundo o professor, o LEA Day registrou mais de 100 inscrições e a primeira parte da programação lotou o auditório do CCAD-IA. Para o professor João Weyl, a principal expectativa com o evento é que o público esteja gostando e conhecendo mais sobre o Laboratório . “Olha, eu acho que o público mostra o quanto tá sendo bom. É como eu falei, lá dentro esse grupo todo, a maioria que tá lá, circulam mais de cinquenta pessoas, dentre graduandos, professores, doutorandos. Então a expectativa é que o público esteja contente. Uma coisa é a gente trabalhar no dia-a-dia, outra coisa é parar e dizer assim: o quê que eu faço? Como é que eu faço? E fazer para um público que não é só do meu trabalho, mas é externo.”, finaliza.
*Bolsista de Comunicação/CCAD-IA sob supervisão da Profa. Dra. Ana Prado.
