
Por Rafael Arcanjo* | Foto: Rafael Arcanjo
A cerimônia de abertura do “I Workshop Amazônico Brasil++” ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), no auditório do Espaço Inovação, dentro do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá. A ocasião contou com a participação de autoridades de saúde, médicos e interessados na integração de saúde e Inteligência Artificial, além de uma homenagem especial à Profa. Mihoko Tsutsumi pelas suas contribuições à ciência e à saúde na Amazônia. O principal objetivo do projeto é fornecer um pré-diagnóstico de forma rápida sobre o câncer cervical, para diminuir o tempo de espera pelo resultado do exame, especialmente em regiões remotas ou com pouca infraestrutura.
A mesa de abertura foi formada pelo coordenador geral do workshop, Prof. Dr. Carlos Renato Francês; pelo Prof. Dr. Paulo Assumpção, diretor do Núcleo de Pesquisas em Oncologia, da Universidade Federal do Pará e integrante do projeto; por Patrícia Martins, Coordenadora Estadual de Atenção Oncológica, representando a Secretária de Estado Ivete Vaz, e o Governador do Estado, Helder Barbalho; e o Prof. Dr. Edmar Tavares, representando o Reitor da UFPA, Gilmar Pereira. Cada um dos integrantes saudou os presentes na cerimônia e compartilhou suas expectativas para a realização do projeto “Rede Brasil++”, do qual o workshop faz parte.

Posteriormente, subiram ao palco os professores Paulo Assunção e André Khayat, ambos são pesquisadores da área da Oncologia, para homenagear a já aposentada Profa. Mihoko Yamamoto Tsutsumi, grande nome da citologia clínica no Pará. A professora foi essencial na formação de recursos humanos em saúde na Amazônia em geral, e no fortalecimento do SUS.
Também foi apresentado ao público a interface desenvolvida pelos pesquisadores da Rede Brasil++, na qual o profissional que realizará a coleta do Papanicolau fará o cadastro da paciente, bem como submeterá as imagens das lâminas contendo o material celular à análise da IA. Com as imagens processadas, a partir do uso da “Visão Computacional”, o sistema será capaz de apontar a presença de células anormais, enviando esse resultado preliminar para os especialistas para avaliação final.
A grande motivação por trás do projeto Rede Brasil++ é agilizar o tempo entre a coleta e o resultado dos exames, especialmente em regiões com pouca infraestrutura em saúde, facilitando assim a antecipação diagnóstica. No futuro, a tecnologia desenvolvida pelo projeto poderá se integrar ao sistema SUS, para que a paciente, caso tenha células cancerígenas detectadas no exame, seja encaminhada diretamente para acompanhamento médico.
Visita técnica ao Lacen
Na tarde de ontem, pesquisadores do projeto e os convidados brasileiros de instituições estrangeiras realizaram uma visita técnica ao Laboratório Central do Estado – Lacen/Pa. Na ocasião, os presentes puderam acompanhar todas as etapas de como é feita a análise das lâminas do Papanicolau, realizada pelo laboratório.
O I° Workshop Amazônico Brasil++ é uma realização do Núcleo de Pesquisas em Oncologia em conjunto com o Centro de Computação de Alto Desempenho e Inteligência Artificial – CCAD-IA, com o apoio do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada a Smart Cities – Labcity, do Laboratório de Comunicação e Difusão da Ciência – LabCDC, e do Instituto Sustentabilidade da Amazônia com Ciência e Inovação – iSaci. Esta iniciativa conta com patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, da Fundação Guamá e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá.
* Bolsista de Comunicação do Laboratório de Comunicação e Difusão da Ciência, do CCAD-IA, sob supervisão da Profa. Dra. Ana Prado.
